sexta-feira, 27 de julho de 2012

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM II



Ø  Integrante Comportamental

Þ     É o processo final de toda sua dinâmica interna. Comportamental significa tensão, intenção e decisão de agir, de levar a praticar um comportamento consequente e coerente. É a auto-afirmação voltada para o próprio Eu, em busca de consideração e reconhecimento pelos demais; é o esforço para alcançar alguma fama, honra e respeito diante dos demais e de si mesmo.
Þ     O autoconceito condiciona até certo ponto a conduta. Assim, as pessoas que se veem positivamente se portam de maneira diferente daqueles que se veem de forma negativa, e interpretam a realidade de maneira diferente. Guiam-se, em sua conduta, por atitudes, valores, crenças e interesses que possuem para si mesmas.
Þ     O autoconceito não afeta apenas a própria conduta, pois as percepções estão condicionadas por ele, e dessa maneira nos abrimos ou nos fechamos para determinados estímulos do mundo que nos rodeia. Desse modo, influir em sua própria avaliação, e a importância que dá aos estímulos e experiências dependem desse autoconceito.
Þ     As principais fontes que afetam a formação das atitudes para consigo mesmo são: o feedback dos outros significativos, os êxitos e fracassos, a comparação social e as atribuições sobre as causas da conduta.
Þ     Para o simbolismo interacionista, o autoconceito é consequência das avaliações que as pessoas fazem do próprio contexto. Seguindo a teoria do espelho, o indivíduo se vê refletido na imagem que as outras pessoas significativas oferecem a ele e dessa maneira consegue ser como essas pessoas pensam que ele é.
Þ     Essas pessoas significativas, num primeiro momento, são os pais e familiares mais próximos, mas com o passar do tempo o círculo se amplia para professores, amigos, etc.
Þ     Para as crianças, são os laços com as pessoas que considera importantes (pais e pessoas mais próximas). Em seguida também são as verdadeiras amizades profundas, e posteriormente pode ser a pessoa escolhida com quem se sente unida.
 Þ     As normas que os pais, professores e outras pessoas significativas impõem são de grande importância para o desenvolvimento da autoestima, porque configuram um meio para medir o autoprogresso, validar a competência e mostrar que as outras pessoas se interessam por sua pessoa. Quando falta exigência para que a criança, o adolescente, o jovem, etc., se adaptem às normas, isso pode indicar que pais e professores não têm grande interesse nem se preocupam com seu valor.