quarta-feira, 22 de maio de 2013

Qual a vantagem de um REFORÇO ESCOLAR?

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 Há mais de 10 anos com atividade de apoio pedagógico, reforço escolar e há 3 anos como psicopedagoga, alunos de várias séries do ensino fundamental e também do ensino médio são assistidos, acompanhados por mim, em Instituição de Ensino ou atendimento particular, em domicílio.



Sabemos que ninguém é igual a ninguém. Cada um de nós é diferente um do outro e isso é o que enriquece nossas relações, assim,  é natural que numa sala de aula essa diferença apareça e algumas vezes acarreta resultados  desagradáveis para as crianças. Elas são diferentes, assim como o ritmo de aprendizado para cada uma delas.





 Vão acontecer ao longo do ano algumas descrepancias uns são mais rápidos, outros têm mais dificuldade.  Há também aqueles casos de crianças ou adolescentes que apresentem essas dificuldades mais graves, pois são portadoras de algum distúrbio a ser investigado: D.A., TDAH, Dislexia entre outros. Nesses casos, assim que haja desconfiança que algo está nesse nível, é recomendável informar a direção da escola, a coordenação e aos pais. As providencias a seguir será o encaminhamento a especialistas que irão confirmar ou não as suspeitas e em caso de positivo, indicará o melhor caminho para uma intervenção, já em outro caso, o encaminhamento  será para um bom reforço escolar o que será a melhor saída para que esses desníveis não se acentuem com o tempo.

 No reforço, os alunos que apresentem essas defasagens - diagnosticadas por professores, com apoio da coordenação ou da diretoria – são atendidos e os problemas pontuais de assimilação de conteúdo, são tratados


 Eu sou professora de reforço escolar há algum tempo: “Os alunos que são atendidos por mim, tem apresentado bons resultados.  Até o ano passado, atendia em Instituição de Ensino, o resultado até foi interessante, mas percebendo que os grupos aumentavam, o atendimento individualizado ficou mais difícil, este ano, no entanto, resolvi voltar a atender individualmente esses alunos. EU DISPONHO PARA eles um atendimento INDIVIDUALIZADO em DOMICÍLIO


 Assim, espera-se um melhor avanço nos resultados. Porém, nessa forma de trabalho,há alguns inconvenientes como a falta de vaga, pois o tempo é curto para poder atender a todos como gostaria.
O tempo de reforço varia de uma hora até duas horas, contando 5 horas semanais, para garantir a vaga, deve ligar e agendar esses atendimentos. É marcada então uma entrevista com os responsáveis e com os alunos, durante a conversa, são coletados dados, como o motivo da procura, o resultado esperado, etc. Os alunos também são ouvidos e durante a conversa, tenta-se entender o que pode estar dando apreensão para eles, ou seja, o que eles sentem maior dificuldade. Se há suspeita de que esse baixo rendimento é algo maior, ou seja, este aluno seja portador de um distúrbio que causa dificuldade na aquisição da aprendizagem, é solicitado que o mesmo seja atendido por outros profissionais, como psicólogo, neurologista, psiquiatras, psicopedagogo, etc.


Os pais recebem um contrato particular de atendimento pedagógico no qual está resumido a forma de atendimento, pagamento, horário, local do atendimento, uma cópia fica com o responsável e a outra entregue a profissional, assim é melhor para ambos, pois cria um vínculo profissional no qual as responsabilidades são claras tanto para o contratante, quanto para o profissional.  Ainda disponho de horário disponível apenas terça-feira das 13h até 15 h e sexta-feira de 13h até 15h.



















Cícera Maria