domingo, 21 de agosto de 2011

A diferença entre amor e paixão

Estava no facebook e então vi uma postagem de um garoto que falava sobre o amor, melhor, sobre a falta de amor, dizendo-se feliz ´por não tê-lo. Bem, a conversa rendeu e dentre tantas respostas, encontre este texto que fala sobre o assunto. Achei-o interessante, então resolvi postá-lo aqui.
A diferença entre amor e paixão - Autor: Dani Duarte 

    Uma grande amiga tinha vivido, durante três anos, um relacionamento muito turbulento cheio de ciúmes, términos e voltas súbitas. Onde o sofrimento era maior do que a  felicidade. Onde o ciúme imperava. Onde a insegurança era maior do que a certeza. E como não podia ser diferente, a história chegou ao fim. No auge do seu sofrimento ela me disse que a vida sem ele não tinha mais graça e  que nunca mais iria amar outra pessoa!  Foi aí que eu perguntei se o que ela sentia por ele era amor de verdade ou uma daquelas paixões avassaladoras que nos deixa sem rumo, sem chão, sem visão, sem identidade e que nos faz passar a gostar mais do outro do de nós mesmos. Ela me respondeu, com toda certeza do mundo, que era amor verdadeiro. Aquela resposta não me surpreendeu em nada, pois quem nunca teve um relacionamento como este tão avassalador? Quem nunca cometeu uma loucura por alguém por achar que aquela era pessoa da sua vida? Quem nunca abriu mão do que mais gostava pra viver o que o outro mais gostava? Quem nunca achou que se ele ou ela te deixasse a vida não valeria mais a pena? Muitas pessoa costumam acreditar que  isto é amor. Mas definitivamente não é. E digo com conhecimento de causa. Existe uma grande diferença entre paixão e amor.    Paixão é euforia, amor é calmaria. Paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é súbita, amor é progressivo. Paixão é agressiva, amor é delicado. Paixão é vendaval, amor é brisa. Paixão destrói, amor constrói. Paixão vinga, amor perdoa. Paixão é doença, amor é saúde. Paixão é dor, amor é alívio. Paixão é dúvida, amor é certeza. Paixão é loucura, amor é cura. O amor faz a gente querer ser mais, querer aprender mais para poder trocar com quem amamos novas lições de vida. O amor ajuda a superar dificuldades enquanto que a paixão cria obstáculos. A paixão é totalmente egocêntrica, passional, escandalosa. O amor é cuidadoso, atencioso e cúmplice. Ele nos faz acreditar que a felicidade não está nas mãos de outra pessoa e sim nas nossas mãos. Que só podemos ser felizes com alguém se conseguirmos ser felizes com nós mesmos.
    O amor é aceitar que o outro tem defeitos, que somos diferentes, mas que podemos conviver com estas diferenças, pois o que atrai duas pessoas é exatamente o que um tem e o outro não. Há quem acredite que é necessário viver cegamente uma paixão já que as pessoas hoje em dia não se permitem mais sofrer. Mas quem disse que quem ama não sofre, não chora, não erra, não sente ciúmes e não se decepciona às vezes.
    Apesar da paixão ter mais contras do que prós em relação ao amor ainda acho que não há vida sem um pouco de paixão. Portanto o melhor seria viver a vida apaixonadamente para que possamos ter um amor de
verdade!!!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NOTICIAS SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES


Assembléia do estado nesta quarta (3/08) decide rumos do movimento 
- 3,5% de reajuste não incide em valores  de 2012 a 2014 


Os profissionais das escolas estaduais, em greve  57 dias (a greve começou em 7 de junho), realizam uma assembléia geral nesta quarta (03/08), a partir das 9hna Fundição Progresso, na Lapa (Rua dos Arcos, 24, atrás do Circo Voador). A categoria vai discutir as propostas enviadas pelo governador Sergio Cabral à Assembleia Legislativa (Alerj), entre elas um reajuste de 3,5% para os professores. Logo após a assembleiaocorrerá um ato nas escadarias da Alerjàs 14h.

Entre as principais reivindicações da categoria está a incorporação imediata da gratificação Nova Escolapois qualquer reajuste linear feito sem essa incorporação total é uma antecipação menor disfarçadacomo ocorre agora com a proposta do governocomo os profissionais de educação terão pendentes parcelas da incorporação da gratificação Nova Escola até 2014, mesmo com os 3,5% propostos pelo governo e aplicados em 2011, os valores dos salários de 2012 a 2014 continuarão os mesmos de antes deste pequeno reajustecomo a própria tabela do governo mostraRepare na tabela que o Sepe disponibiliza no site que o valor final do Nova Escola, em 2014, no nível 3, por exemplo (e em todos os níveis), continua igual (R$ 954,11), mesmo com o reajuste de 3,5% em 2011 - clique aqui para ver a tabela do Sepeque também simula 3,5% de reajuste no valor total do Nova Escola.

Como a tabela comprova, o reajuste de 3,5% incide apenas no salário de 2011 dos professores que os valores divulgados pelo governo dos salários de 2012 a 2014, quando terminaria a incorporação do Nova Escolacontinuam os mesmo de antes do reajusteAssim, o que o governo chama de "reajuste" em 2011 éna verdadeuma pequena antecipação. Cabe ao governo do estado explicar melhor sua proposta.

Ontem (01/08), em reunião com a direção do Sepe, o presidente da Alerjdeputado Paulo Mello (PMDB), afirmou aos diretores do sindicato que "vai interceder pessoalmente para melhorar a proposta de reajuste salarial de 3,5%". Antes da reunião com o Sepe, Mello recebeu das mãos do secretário de Educação Wilson Risolia e do secretário de Planejamento Sergio Rui as mensagens nº 34/2011 e nº 35/2011 do governador, com as propostas relativas à educação para os deputados discutirem e votarem.

Mensagem nº 34 tem os seguintes itensantecipa a parcela 2012 do Nova Escola para os professoresincorpora na totalidade a gratificação Nova Escola para os funcionários (retroativo a julho), reajusta em 3,5% os salários dos professores (pagamento em setembro) e descongela o Plano de Carreira (Lei nº 1348) dos funcionáriospassando o piso para o salário mínimo a mensagem 35 cria o cargo de Professor de 30 horas com a adaptação às regras federais (20 tempos em sala e 10 de estudo e planejamento).

direção do Sepena reunião com Mello, deixou explícito o descontentamento com a proposta do governomuito aquém do que o Executivo pode implementar e menor do que a inflação do período.

As principais reivindicações da categoria sãoreajuste emergencial de 26% e incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2014).


FONTE: http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=2370


CÍCERA MARIA
COORD. PROG. ESCOLA ABERTA