Ø Integrante Comportamental
Þ É o processo final de toda sua dinâmica
interna. Comportamental significa tensão, intenção e decisão de agir, de levar
a praticar um comportamento consequente e coerente. É a auto-afirmação voltada
para o próprio Eu, em busca de consideração e reconhecimento pelos demais; é o
esforço para alcançar alguma fama, honra e respeito diante dos demais e de si
mesmo.
Þ O autoconceito condiciona até certo ponto a
conduta. Assim, as pessoas que se veem positivamente se portam de maneira
diferente daqueles que se veem de forma negativa, e interpretam a realidade de
maneira diferente. Guiam-se, em sua conduta, por atitudes, valores, crenças e
interesses que possuem para si mesmas.
Þ O autoconceito não afeta apenas a própria
conduta, pois as percepções estão condicionadas por ele, e dessa maneira nos
abrimos ou nos fechamos para determinados estímulos do mundo que nos rodeia.
Desse modo, influir em sua própria avaliação, e a importância que dá aos estímulos
e experiências dependem desse autoconceito.
Þ As principais fontes que afetam a formação das
atitudes para consigo mesmo são: o feedback dos outros significativos, os
êxitos e fracassos, a comparação social e as atribuições sobre as causas da
conduta.
Þ Para o simbolismo interacionista, o
autoconceito é consequência das avaliações que as pessoas fazem do próprio
contexto. Seguindo a teoria do espelho, o indivíduo se vê refletido na imagem
que as outras pessoas significativas oferecem a ele e dessa maneira consegue
ser como essas pessoas pensam que ele é.
Þ Essas pessoas significativas, num primeiro
momento, são os pais e familiares mais próximos, mas com o passar do tempo o
círculo se amplia para professores, amigos, etc.
Þ Para as crianças, são os laços com as pessoas
que considera importantes (pais e pessoas mais próximas). Em seguida também são
as verdadeiras amizades profundas, e posteriormente pode ser a pessoa escolhida
com quem se sente unida.
Þ As normas que os pais, professores e outras pessoas significativas
impõem são de grande importância para o desenvolvimento da autoestima, porque
configuram um meio para medir o autoprogresso, validar a competência e mostrar
que as outras pessoas se interessam por sua pessoa. Quando falta exigência para
que a criança, o adolescente, o jovem, etc., se adaptem às normas, isso pode
indicar que pais e professores não têm grande interesse nem se preocupam com
seu valor.