- MARXISMO > Marca o caminho do sujeito à verdade política;
- PSICANÁLISE > Marca o caminho do sujeito à verdade do discurso e do desejo.
- ACESSO DO SUJEITO À VERDADE > A noção de classe, de partido, de pertencimento a um grupo, a uma escola, a iniciação, a formação do analista;
Lacan, depois de Freud recentralizou a questão do sujeito e da verdade
FOUCAUT
O princípio de precisar ocupar-se consigo mesmo tornou-se, de modo geral o princípio de toda conduta racional, em toda forma de vida ativa que pretendesse, efetivamente, obedecer ao princípio da racionalidade moral e que incide de forma decisiva até mesmo no modo contemporâneo de Ser Sujeito.
Cuidar de si mesmo implica que se converta o olhar, que o conduza do exterior, dos outros, do mundo, etc. para “si mesmo”. O cuidado de si implica certa maneira de estar atento ao que se pensa e ao que se passa no pensamento. Enfim, a noção de cuidado de si não designa simplesmente esta atitude geral ou esta forma de atenção, voltada para si. Também designa sempre algumas ações, ações que são exercidas de si para consigo; ações pelas quais nos assumimos, nos modificamos, nos purificamos, nos transformamos e nos transfiguramos. (Foucault, 2006, p.14).
AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - NO COLÉGIO ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT > ALUNO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL, COM N.E.E.[NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS].
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. |
FORMA DE CUIDAR DE SI, CUIDANDO DO OUTRO
|
II ESCOLA ABERTA SOCIAL, SAÚDE E CIDADANIA
O I I SÁBADO DA SÁUDE DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA É UM EXEMPLO DO CUIDADO DO OUTRO, CUIDANDO DE SI.
EXAME DE GLICEMIA
PREPARANDO O LANCHE PARA COMUNIDADE
AFERINDO A PRESSÃO [PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL]
Ser feliz é cuidar de si mesmopor Gilberto Cabeggi - gilberto.cabeggi@papolegal.net
O mundo que o cerca não decide a qualidade de sua vida. A não ser que você o permita.
"Amar e ser feliz... Amar é doar de si mesmo para o outro. Ser feliz é doar de si mesmo para você próprio". (Ionaz) Felicidade é estar sempre pronto a doar de si mesmo para o mundo. Ser feliz é cuidar de você mesmo com todo o carinho e amor que existe em seu coração. Sim, porque, embora você esteja inserido neste mundo e interagindo com as pessoas, somente você pode dar a você mesmo a felicidade. Somente você pode decidir ser feliz. Colocar a responsabilidade pela sua felicidade nas mãos dos outros é um engano que custa muito caro. Trazer para si essa responsabilidade lhe dá o poder de resolver ser feliz a cada novo dia. Trecho retirado do livro "Todo Dia É Dia de Ser Feliz", de Gilberto Cabeggi - Editora Gente. FONTE: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=19131 |
CÍCERA MARIA