Sabemos que ninguém é igual a ninguém. Cada
um de nós é diferente um do outro e isso é o que enriquece nossas relações,
assim, é natural que numa sala de aula essa
diferença apareça e algumas vezes acarreta resultados desagradáveis para as crianças. Elas são
diferentes, assim como o ritmo de aprendizado para cada uma delas.
Vão acontecer ao longo do ano algumas descrepancias uns são mais rápidos, outros têm mais dificuldade. Há também aqueles casos de crianças ou adolescentes que apresentem essas dificuldades mais graves, pois são portadoras de algum distúrbio a ser investigado: D.A., TDAH, Dislexia entre outros. Nesses casos, assim que haja desconfiança que algo está nesse nível, é recomendável informar a direção da escola, a coordenação e aos pais. As providencias a seguir será o encaminhamento a especialistas que irão confirmar ou não as suspeitas e em caso de positivo, indicará o melhor caminho para uma intervenção, já em outro caso, o encaminhamento será para um bom reforço escolar o que será a melhor saída para que esses desníveis não se acentuem com o tempo.
Assim, espera-se um melhor avanço nos resultados. Porém, nessa forma de trabalho,há alguns inconvenientes como a falta de vaga, pois o tempo é curto para poder atender a todos como gostaria.
O tempo de reforço varia de uma hora até
duas horas, contando 5 horas semanais, para garantir a vaga, deve ligar e
agendar esses atendimentos. É marcada então uma entrevista com os responsáveis
e com os alunos, durante a conversa, são coletados dados, como o motivo da
procura, o resultado esperado, etc. Os alunos também são ouvidos e durante a
conversa, tenta-se entender o que pode estar dando apreensão para eles, ou
seja, o que eles sentem maior dificuldade. Se há suspeita de que esse baixo
rendimento é algo maior, ou seja, este aluno seja portador de um distúrbio que
causa dificuldade na aquisição da aprendizagem, é solicitado que o mesmo seja
atendido por outros profissionais, como psicólogo, neurologista, psiquiatras,
psicopedagogo, etc.
Os pais recebem um contrato particular de
atendimento pedagógico no qual está resumido a forma de atendimento, pagamento,
horário, local do atendimento, uma cópia fica com o responsável e a outra
entregue a profissional, assim é melhor para ambos, pois cria um vínculo
profissional no qual as responsabilidades são claras tanto para o contratante,
quanto para o profissional. Ainda
disponho de horário disponível apenas terça-feira das 13h até 15 h e sexta-feira
de 13h até 15h.
Cícera Maria