terça-feira, 19 de junho de 2012

CEBS & RIO + 20


Rio de Janeiro, 19 de junho de 2012

CEBS na RIO + 20 e o Secretário


 Como está acontecendo na rede de ensino do estado do Rio de Janeiro, alunos e professores estão participando do grande evento: RIO + 20.
                No CEBS, falar em sustentabilidade, em respeito à biodiversidade e qualquer assunto relacionado ao desenvolvimento sustentável, já é algo normal. Os professores e alunos estão sempre realizando alguma atividade como por  exemplo  visita a Ilha da Gigóia, que pode ser constatada no site http://www.institutoterrazul.org.br/site/index.html. Essa parceria com o Instituto TerrAzul tem sido produtiva, nossos alunos têm feito vários trabalhos ligados à preservação da natureza. Já em parceria com a Fiocruz, que tem também trabalhado na conscientização e prevenção contra a dengue juntamente com professores de Biologia, os alunos construíram uma horta e um sistema de captação de água da chuva para irrigação da mesma. Então, visitar os núcleos da  RIO +20 é algo que dá continuidade aos movimentos, que já acontecem no colégio.  Essa visita foi mais um passo nessa direção. Todos os alunos, que foram, adoraram participar do evento.
          Hoje vários alunos do CEBS foram a diversos núcleos, por onde se desmembra a Rio+20.
Ø Parque dos Atletas
Ø Kari-oca, na Colônia em Jacarepaguá.
Ø Pier Mauá
Ø CEDAE
          Muitos alunos voltaram encantados com o evento, prova de que somos competentes. Quando queremos, sabemos fazer e isso afaga o nosso orgulho carioca. Sabemos, assim, que faremos bonito ao sediar também a Copa e as Olimpíadas.
          No Parque dos Atletas alguns alunos encontraram o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro e aproveitaram a oportunidade para fazer algumas colocações, como por exemplo, que o CEBS ainda não tem refeitório, uma obra tão aguardada, que a cantina foi fechada e está difícil o alunado se acostumar com isso, o lanche é bom, mas não satisfaz a fome adolescente, algumas turmas estão sem aula de Física. Até aí, tudo verdade, mas explicações já foram dadas a respeito: o Secretário já iniciou o processo de construção do refeitório, há uma determinação da Secretaria no que tange ao fechamento das cantinas e quanto às aulas de Física, a professora está de licença médica. Contudo,  comentários não pertinentes,  inverídicos e fora da realidade foram feitos prejudicando a gestão da Professora Neide, educadora incansável, para tornar o CEBS uma escola de referência, dentro da rede estadual de ensino. Algo que se tem atingido dado o nº de responsáveis, no mínimo de cinco a seis por dia, que imploram por uma vaga à gestão da escola.
          Sim, no CEBS busca-se uma escola melhor a cada dia, com inovações para tornar as aulas mais atraentes como: data-show em seis salas de aula, além da biblioteca, do núcleo de cultura, da informática e da sala de multimídia, televisão LCD nas salas do Autonomia, duas lousas digitais e interativas, a horta agro ecológica que está em processo, parceria com a Fiocruz, com captação de água da chuva e energia solar.  Por sinal, este último projeto poderia ser um cartão de visitas da rede estadual de ensino na Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável- Rio+20, sem falar do Projeto; Programa Escola Aberta proporcionando cursos e atividades culturais, aos sábados, aos alunos e à comunidade. Isso, fazendo-se referência só ao que é incomum na rede, fruto de tanto trabalho, de 12 a 16 horas por dia, e a aquisição de projetos (PJF e Inovador) para enriquecer a escola.
          É triste constatar que a impressão que fica é que os alunos do CEBS falam mal de sua escola.  Outros alunos que foram a Rio+20, não ao Parque dos Atletas, deram depoimentos positivos e participaram brilhantemente por onde estiveram.  Creio que temos que aprender, nós cariocas, que a crítica deve ser construtiva e não destrutiva, os acertos devem ter relevo e os erros devem servir como aprendizado. Corrigir os erros e reconhecer os acertos, a “Cesar o que é de César”, por sinal, no CEBS, os acertos são muito maiores indiscutivelmente e a equipe de todos os profissionais muito batalhadora.
          Vamos, então, divulgar as boas obras? Se houver alguma crítica, que venha com sugestão do que  se pode melhorar , será sempre bem vinda.

Escrevam aqui no blog! Venham à escola! Dê sua opinião e sua sugestão!








Cícera Maria

Nenhum comentário: