sábado, 1 de junho de 2013

INDIGNAÇÃO COM A SITUAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL/Idoso espera por cirurgia na bacia há mais de cinco anos, no Rio

OLÁ PESSOAL!
Estou aqui para demonstrar, creio que como vocês também, a indignação pela situação em que a Saúde e a Educação se encontram no Brasil.
Como pode uma pessoa ficar aguardando com dores, imagino, por CINCO ANOS para fazer uma cirurgia?!
Não vou nem falar muito, leiam a notícia e tirem as conclusões.
01/06/2013 13h14 - Atualizado em 01/06/2013 13h35
Idoso espera por cirurgia na bacia há mais de cinco anos, no Rio
Jorildo Dias, de 68 anos, é o número 128 na fila do Instituto de Traumatologia.
Into informou que a demanda é grande e que há 282 pacientes na fila.

Um idoso aguarda há mais de cinco anos por uma cirurgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Zona Portuária do Rio. Seu Jorildo Dias Pacheco, de 68 anos, é o número 128 na fila e precisa recolocar uma prótese entre a bacia e o fêmur. O paciente já quase não consegue andar, como mostrou o RJ TV deste sábado (1). "Cada dia que passa a situação vem se complicando. Eu não como, quase não durmo e não vou ao banheiro", desabafou o aposentado.
O pedido de exame foi feito no Hospital Universitário do Fundão em dezembro de 2007. Na mesma época, Seu Jorildo foi encaminhado para o Into, onde encontrou uma grande fila.
“O que a gente ouve é que só tem que aguardar, ninguém tem uma posição definitiva. A gente está angustiada com essa espera, porque é uma espera que não há um horizonte”, desabafou a filha do idoso,  Juliana Dias.
Queda em casa
Para piorar a situação, há 24 dias ele sofreu uma queda em casa, fraturou o fêmur e foi levado para o Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador. A família disse que Seu Jorildo fez radiografia e tem tomado remédios. Segundo familiares, os próprios médicos já alertaram para a urgência da cirurgia no Into. “Ao invés de ter um problema ele está ganhando vários problemas. A situação dele está se complicando, o joelho está inchado e não há medicamento que resolva essa situação”, afirmou Juliana.

Enquanto esperam a cirurgia, as filhas de Seu Jorildo tentam acreditar na própria promessa que fizeram ao pai. “Ontem mesmo ele falou pra mim: será que eu vou ficar aqui até eu morrer? E nós como filhas falamos 'não pai, nós vamos tentar ajudar o senhor em tudo que for possível'”, disse emocionada a filha Josélia Dias.

282 pacientes na fila
O Into confirmou neste sábado (1º) que Seu Jorildo é o 128 da lista de espera.  Segundo o Instituto, a lista é definida de acordo com a data do pedido e a indicação cirúrgica. Ainda segundo o Into, mutirões são feitos na tentativa de acelerar a fila, mas a demanda é muito grande, pois eles recebem pacientes de todo o país. Ao todo, 282 pacientes esperam por uma cirurgia.


COMO ASSIM, FILA PARA FAZER CIRURGIA, FILA PARA ENTRAR NO CTI ( CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO) TEM QUE TER MUTIRÃO?!
 PARA ISSO? CARAMBA, NÃO TEM HOSPITAIS, PESSOAL DA SAÚDE CAPACITADO O BASTANTE PARA REALIZAR ESTAS CIRURGIAS, ESTES ATENDIMENTOS?!

NÃO FALO MAIS NADA, APENAS LAMENTO E REZO PARA QUE NÃO PRECISE JAMAIS DESTE ATENDIMENTO, QUE NINGUÉM DA MINHA FAMÍLIA ESTEJA NOVAMENTE DEPENDENDO DELES. 

JÁ TIVE UMA VEZ UM PARENTE, MINHA AVÓ, QUE DEUS A TENHA, ELA PRECISAVA DE UMA VAGA NO UTI (UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO) URGENTE E SIMPLESMENTE NÃO TINHA... 
:(

Será que o povo com mais acesso a Educação, um dia poderá realmente usar seus direitos, seus deveres e não só exigir, mas mudar esta situação, votando melhor, escolhendo melhor quem nos representa lá no Congresso, na vida pública política deste país? Se cuidando mais, para não sofrer tanto? 
Não acho que a vida vai ficar fácil, sem sofrimento ou dores, mas pelo menos a diferença social que há atualmente será ao menos diminuída. 



CÍCERA MARIA
Pedagoga/Psicopedagoga
(21) 7447-3284

Nenhum comentário: