domingo, 26 de agosto de 2012

Em que consiste a Intervenção Psicopedagógica?

A Intervenção Psicopedagógica precisa de um planejamento para obtenção de um resultado satisfatório.


           Consiste em intervir na educação do aluno com o cuidado de não atrapalhar sua autonomia utilizando-se de métodos pedagógicos e psicológicos, com o intuito de entender a forma como o aluno aprende ou/e o que está atrapalhando o seu aprendizado. No entanto, para obter um resultado satisfatório, o planejamento é uma parte muito importante em todo esse processo. Com o plano, critérios são estabelecidos e serão utilizados conforme as necessidades, assim, este profissional atua juntamente com uma equipe multidisciplinar com especialistas como fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, os professores que estão trabalhando direto com os alunos, a direção e coordenação e principalmente a família, que nesse caso, deve estar ciente e participativa no cuidado com a criança ou adolescente, ou seja, com o estudante.
        Deve-se conhecer o que pode estar acarretando essa dificuldade, pesquisando a vida familiar da criança, a vida social na escola, seu possível problema de saúde física, mental ou psicológica.
       Segundo Piaget, a criança vai construindo seu aprendizado conforme a convivência com outras pessoas, o que ele chama de z.d.p. (ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL), ou seja, ele como ser social, aprende vendo e fazendo junto com o outro. Esse desenvolvimento e/ou aprendizado acontece por meio de mediação, que deve começar em casa pelos adultos que convivem com essa criança, também na escola, pelos professores e demais profissionais da educação.
      A intervenção psicopedagógica é a mediação para a aplicabilidade dos métodos que valorizam a busca do novo e os desafios da aprendizagem, assim, a ela consiste em intervir quando esse desenvolvimento natural não acontece de maneira satisfatória.





cícera maria

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