sexta-feira, 13 de julho de 2007

GEOGRAFIA

O presente artigo objetiva descrever e analisar o surgimento da Geografia como ciência, além das suas principais correntes eistemológicas - determinismo, possibilismo, método regional, nova Geografifa e Geografia crítica.
1- Introdução
O caráter científico da Geografia provém de sua origem alemã, na primeira metade do século XIX, através dos trabalhos pioneiros do naturalista e viajente Alexander von Humboldt, e do filósofo e historiador Karl Rotter. Contudo a Geografia, "considerada no seu sentido mais lato, como ciência da Terra, é um dos mais antigos ramos do saber humano" (DE MARTONNE, 1953,p.2).
O horizonte geográfico para os povos primitivos da Europa era muito restrito, a expansão do conhecimento geográfico europeu só se deu após as colonizações greco-fenícias (estabelecendo colônias em todo o Mar Mediterrâneo e Negro, além de organizar expedições - os chamados périplos - para regiões localizdas já em pleno Oceano Atântico), as explorações Alexandre ( que conoquistou regiões como Egito, Arábia, Pérsia e ÌNdia), e as conquistas romanas (império que se estendeu desde o Oriente Médio até a Grã-Bretanha, passando pela África do Norte).
As primeiras viagens e explorações dos antigos gregos já produziam como destaca nessas expedições é Heródoto, dando início ao que é chamado de Geografia Reional - isto é, etudos

¹ Acadêmico da segunda fase do curso de Geografia da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.
de regiões: seus povos, suas culturas, aspectos naturais, etc. No mesmo período surge uma outra face da Geografia, a Geografia Geral, que encara o planeta com uma visão de dimensões terrestres, entre outros. São notáveis, nos trabalhos de Geografia Geral, nomes comoTales de Mileto e Erastótenes.


Este texto foi assinado pelo Thiago Alexandre Soares de Lemos ¹

A GÊNESE DA GEOGRAFIA MODERNA E SUAS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.

Educação a distancia

A Internet na Educação continuada.
Citação 1- O artigo 80 da LDBN/96 incentiva todaas as modalidads de ensino À distância e continuada, em todos osníveis. A utilização de todas as mídias eletrônicas e impressas.
Citação2- O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem-sucedida aumenta a aprendizagem.