domingo, 26 de agosto de 2012

Técnicas de Intervenção Psicopedagógica

A cartografia é uma das técnicas que podem ser usadas para intervenção psicopedagógica.

Bem, a cartografia é a forma de potencializar as habilidades do aluno, no caso deste, que ainda está sendo alfabetizado, a leitura e pronúncia das palavras o mais claro possível é o mais indicado.


No caso do aluno que tem a letra ilegível, caracterizando disgrafia, o caderno de caligrafia trabalhando a coordenação motora seria uma das saídas, mas existem outras possíveis causas da disgrafia? Creio que problemas emocionais seriam um das causas. No atendimento a um aluno com esse distúrbio, normalmente solicito a mãe que o encaminhe a uma avaliação com o terapeuta psicólogo, para verificar a sua condição psicológica e também a fonoaudióloga para juntamente comigo trabalharmos essa dificuldade. A leitura de textos, de histórias é interessante para ativar a imaginação do aluno, a atenção a memória... Depois perguntando-lhe a história, o que ele lembra do que foi lido, tentar com ele a leitura e escrita das letras das palavras da história lida, depois as sílabas, por fim a palavra em si. A demonstração da escrita, por exemplo, das iniciais das letras, seria uma forma de trabalhar com o aluno que não é alfabetizado; além de outras intervenções: jogos, quebra cabeça.

   
cícera maria

Em que consiste a Intervenção Psicopedagógica?

A Intervenção Psicopedagógica precisa de um planejamento para obtenção de um resultado satisfatório.


           Consiste em intervir na educação do aluno com o cuidado de não atrapalhar sua autonomia utilizando-se de métodos pedagógicos e psicológicos, com o intuito de entender a forma como o aluno aprende ou/e o que está atrapalhando o seu aprendizado. No entanto, para obter um resultado satisfatório, o planejamento é uma parte muito importante em todo esse processo. Com o plano, critérios são estabelecidos e serão utilizados conforme as necessidades, assim, este profissional atua juntamente com uma equipe multidisciplinar com especialistas como fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, os professores que estão trabalhando direto com os alunos, a direção e coordenação e principalmente a família, que nesse caso, deve estar ciente e participativa no cuidado com a criança ou adolescente, ou seja, com o estudante.
        Deve-se conhecer o que pode estar acarretando essa dificuldade, pesquisando a vida familiar da criança, a vida social na escola, seu possível problema de saúde física, mental ou psicológica.
       Segundo Piaget, a criança vai construindo seu aprendizado conforme a convivência com outras pessoas, o que ele chama de z.d.p. (ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL), ou seja, ele como ser social, aprende vendo e fazendo junto com o outro. Esse desenvolvimento e/ou aprendizado acontece por meio de mediação, que deve começar em casa pelos adultos que convivem com essa criança, também na escola, pelos professores e demais profissionais da educação.
      A intervenção psicopedagógica é a mediação para a aplicabilidade dos métodos que valorizam a busca do novo e os desafios da aprendizagem, assim, a ela consiste em intervir quando esse desenvolvimento natural não acontece de maneira satisfatória.





cícera maria