terça-feira, 29 de outubro de 2013

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO SITE MATRÍCULA FÁCIL A PARTIR DO DIA 29 DE OUTUBRO

Home  » Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC  » Faça sua inscrição no site Matrícula Fácil a partir do dia 29 de outubro
EDUCAÇÃO
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO SITE MATRÍCULA FÁCIL A PARTIR DO DIA 29 DE OUTUBRO


OBS.: O site matriculafacil.rj.gov.br só estará no ar a partir do dia 29 de outubro

Veja como é simples e rápido ingressar na rede estadual de ensino. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática e prática para que alunos de outras redes, da própria rede estadual que deseja mudar de escola ou mesmo aqueles que pararam de estudar tenham uma oportunidade nas escolas estaduais.

O candidato interessado poderá ingressar nas seguintes séries:

- 1ª 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular;
- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador;
- Módulos I, II e III do Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos;
– Módulo I do Projeto Autonomia Ensino Médio (Não Seriado);
- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral).
– 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;
- Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;
– Módulo I do Projeto Autonomia Ensino Fundamental (Não Seriado);

COMO SE INSCREVER:

O candidato interessado deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, no período de 29 de outubro a 1º de dezembro de 2013. Na página eletrônica, haverá informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para se inscrever em cada série ofertada; e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

DIVULGAÇÃO:

No dia 19 de dezembro, o resultado da inscrição será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) também enviará email e SMS válidos para os candidatos que se cadastraram corretamente. É importante que você confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado no período de 03 a 08 de janeiro de 2014, portando a seguinte documentação:

DOCUMENTAÇÃO:

I – Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II – Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
III – Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
V – Comprovante de residência;

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA:

Se você já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é necessário que seja feita somente a renovação da sua matrícula na sua unidade escolar. Para isso, procure a secretaria da sua escola no período de 17/09 a 17/10/2013.

CRONOGRAMA DA MATRÍCULA 2014


29/10/13 a 01/12/2013
Pré-Matrícula: para os interessados
17/09/2013 a 17/10/2013.
Renovação de Matrícula
19/12/2013

Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET –www.matriculafacil.rj.gov.br
19/12/2013
Divulgação da alocação via SMS e e-mail válidos
03/01/2014 a 08/01/2014
Confirmação da reserva de vagas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
15/01/2014
Pré-Matrícula – 1ª fase da segunda alocação– INTERNET -Divulgação do resultado dos candidatos que não foram alocados na 1ª fase  para Ensino Fundamental e Ensino Médio no site www.matriculafacil.rj.gov.br
23/01/2014 a 27/01/2014
Pré-Matrícula –2ª fase - INTERNET -www.matriculafacil.rj.gov.br, aos alunos não alocados, os que não confirmaram e os novos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
29/01/2014 a 31/01/2014
Confirmação da 2ª fase da Matrícula nas Escolas aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
04/02/2014
Matrícula direto na escola


Veja mais:



NOVA EJA – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

 20/09/2012 - 10:24h - Atualizado em 05/06/2013 - 15:45h 

O que é a Nova EJA?

É a nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Ela foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio.

A Nova EJA é a melhor opção para quem tem 18 anos ou mais e quer concluir o Ensino Médio com qualidade e em menos tempo.

O que ela oferece?

A Nova EJA utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas. Os professores recebem formação específica.

O curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem um número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A Nova EJA terá um professor por disciplina, como ocorre no ensino regular.

A carga horária diária foi reduzida para se adequar às necessidades do público de jovens e adultos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira. Por dia, o aluno terá três horas e vinte minutos de aula.


Cícera Maria